sexta-feira, 6 de abril de 2012

Palavra & Vida da Semana

JESUS, A PÁSCOA E O CHOCOLATE 

   “E lhes disse: — Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento!” Lc 22.15
 
        Mais uma vez estamos as vésperas de celebrar mais uma páscoa. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo 12 do livro do Êxodo.
Deus estava preparando o seu povo para libertá-los da escravidão a que se submetiam a Faraó no Egito. Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima".
Esta festa deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro, apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Portanto, em o Novo Testamento, a Páscoa Judaica ganha outro significado não mais de memorial de libertação do Egito, mas, de uma nova Aliança conforme o próprio Jesus (Cordeiro de Deus) afirma: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.(Lc.22:20)
Substituindo o cordeiro do Egito Jesus fui à cruz como oferta pelos nossos pecados,
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo” (Rm.3:25ª) e ainda É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.”
Sendo assim, páscoa continua sendo “passagem” da morte para vida, das trevas para luz, de uma vida de pecados, à uma vida de santidade conforme diz o Apóstolo Paulo: Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.” (II Co. 5:18)
FINALMENTE, páscoa é sacrifício, é amor de Deus sendo derramado por nós Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz.” (Fp.2:8)
Mas, e o chocolate? Em 1215 na Alsácia, França, surgiu a lenda de que um dos coelhinhos da floresta foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que estava doente. E, depois disto, ainda hoje se tem o hábito de presentear os amigos com ovos, na Páscoa. Não mais ovos de galinha, mas de chocolate.
Fica claro que hoje o comércio de ovos de chocolate é sinônimo da páscoa, o comer ovos de chocolate, presentear, comprar não se constitui em pecado, PECADO É DEIXAR QUE O DOCE SABOR DO CHOCOLATE, apague o verdadeiro significado da Páscoa. “...Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus.” (Cl.1:27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário