sexta-feira, 19 de agosto de 2011



 
AS MARCAS DA IGREJA
Atos 2:41-47

O resultado da primeira mensagem evangelistica anunciada pelo Apostolo Pedro, foi simplesmente impressionante. Muitos dos seus ouvintes entenderam a mensagem, aceitaram-na e foram três mil pessoas batizadas. Após a conversão deste número surpreendente de judeus, formou-se então a Igreja Cristã.
No versículo 42 em diante está registrado como viviam os convertidos.
Vejamos resumidamente algumas características da Igreja primitiva:

1) Era uma Igreja que ensinava
 
Percebam que "eles perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão uns com os outros". O ensino doutrinário vem antes mesmo da comunhão. É necessário que tenhamos a compreensão doutrinária, possuirmos a mesma fé na pessoa do Salvador, que Jesus se deu totalmente por nós. Por exemplo: o texto de Filipenses 2:4-8 (NVI) tem um ensino profundo sobre humildade: "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente ate a morte e morte de cruz!".
Como resultado desse aprendizado, saberemos conviver, amar uns aos outros, doar nosso tempo, bens, etc, porque Cristo nos ensinou através de seu exemplo.
A palavra doutrina que aparece no versículo 42 é uma palavra ativa e não passiva. A frase significa que persistiam em escutar dos apóstolos, e logo os novos convertidos também passavam a ensinar.
Deveríamos considerar um dia perdido aquele que em que não aprendemos nada novo e quando não temos penetrado mais profundamente na sabedoria e graça de Deus.
Há aqueles que preferem buscar as novidades teológicas, ou pegar uma onda nas experiências dos outros a buscar se fundamentar na doutrina dos apóstolos. Isso é um dos sinais dos tempos.
O apóstolo Paulo advertiu Timotéo dizendo que "haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina" e "se recusaram a dar ouvidos á verdade, entregando-se às fábulas" (2 Tim.4:3-4).
Avisou também que os homens "apostatarão da fé"...1 Tim.4:1.
O antídoto para esse tipo de mal, é "pregar a Palavra"...(2 Tm.4:2).
Tito, em uma situação semelhante recebeu esta ordem: Você, porém, fale de acordo com a sã doutrina" (Ti 2:1 NVI). O ensinamento da Palavra impediria o afastamento da verdade.
A característica dos dias atuais é justamente esse afastamento que Paulo previra. É a época em que os homens são "levados por todo vento de doutrina" (Ef.4:14). Com toda a certeza uma das maiores razões para este tipo de inconstância na fé é a ignorância da verdade causada pela negligência em relação às doutrinas da Palavra de Deus.

2) Era uma Igreja que vivia na Comunhão, na oração e em temor.

 
Havia uma grande qualidade de o povo estar juntos. Eles viviam uns para os outros. Quando alguém sofria alguma necessidade, os demais se moviam para socorrer o irmão carente, havia uma espécie de solidariedade celestial.
Era uma igreja que valorizava a oração. Aqueles primeiros crentes sabiam que não podiam enfrentar a vida com suas próprias forças. Sempre falavam com Deus antes mesmo de falar com os homens; sempre iam até a presença de Deus antes de sair pelo mundo. Podiam enfrentar os problemas da vida, porque primeiro já haviam se derramado diante do Senhor Deus.
A palavra Temor pode ser traduzida por temor reverencial. O cristão vive com reverência porque sabe que toda a terra é o templo do Deus vivente.

3) Era uma Igreja onde havia milagres e adoração

 
Ocorriam maravilhas e sinais no meio da Igreja. Sem sombra de dúvida muitas pessoas foram curadas de problemas físicos, mentais e espirituais. Mas um dos maiores milagres que o Senhor operou ali foi no bolso dos irmãos. O nosso egoísmo é uma desgraça, mas no meio dos irmãos haviam um clima de amor sacrificial e muita graça de Deus, observe: " Os que criam mantinham-se unidos, e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme suas necessidades... Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração". Este é o sentido mais amplo, profundo e espiritual da adoração.
O Espírito Santo se move, age, atua de maneira portentosa no exato momento que nós nos esquecemos de nós mesmos e passamos a sentir e a chorar a dor do irmão, deixamos de lado nossa carnalidade e estamos dispostos a adorar a Deus da maneira mais pratica e corajosa dando, doando nosso bens, abrindo mão de objetos que para nosso ego são de algum valor.
Adorando assim nesta dimensão, o milagre já começa a brotar dentro da nossa própria vida e depois logo flui. Que o Senhor faça de nós uma Igreja que O adore no sentido mais amplo da adoração, e realize muitos sinais e maravilhas no meio do seu povo, e faça de nós discípulos que perseveram na doutrina dos apóstolos.


Que o Senhor Nosso Deus nos abençoe nesta caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário